Hiperprolactinemia

carina-forner-imagem-hiperprolactinemia-interna

O que é hiperprolactinemia?

A hiperprolactinemia é o aumento dos níveis sanguíneos de prolactina, também conhecida como hormônio do leite. Pode ser secundário a tumor benigno produtor de prolactina (prolactinoma) ou então a algumas medicações que levam ao seu aumento.
Pode afetar tanto mulheres quanto homens, sendo mais comum em mulheres, e mais sintomática naquelas que estão em idade fértil.

O que causa aumento da prolactina?

Uma das causas mais comuns é o tumor na glândula hipófise.

Porém algumas patologias podem levar ao aumento de prolactina:
  • Hipotireoidismo primário;
  • Efeito colateral pelo uso de alguns medicamentos;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Estresse psicológico;
  • Gravidez e período de lactação;
  • Estímulo dos mamilos;
  • Insuficiência renal;
  • Traumas ou lesões na região torácica.

Quais os sintomas da hiperprolactinemia?

A doença pode ser assintomática ou apresentar sinais como: irregularidade menstrual, infertilidade e saída de secreção láctea pela mama. Além disso, também pode provocar falta de libido, disfunção erétil e osteoporose.

Como é feito o diagnóstico da hiperprolactinemia?

O diagnóstico é feito pela dosagem de prolactina, que será aumentada. E caso se confirme esse aumento de prolactina, e se afaste possíveis causadores da hiperprolactinemia, deve-se realizar Ressonância Nuclear Magnética de Sela Turcica (para verificar se há algum tumor na glândula hipófise).

Como é o tratamento da hiperprolactinemia?

O tratamento da hiperprolactinemia é feito conforme a causa do aumento de prolactina. Em alguns casos, podem ser usados medicamentos como, por exemplo, cabergolina ou bromocriptina, que são agonista dopaminérgicos.
No caso de aumento da prolactina causado por medicação, deve-se conversar com o médico sobre a viabilidade de troca da medicação.
Entretanto, se for causado por hipotireoidismo primário, pode ser recomendada uma terapia para reposição do hormônio que está provocando a hiperprolactinemia.