Diabetes Mellitus

carina-forner-imagem-diabetes-interna

O que é?

O diabetes mellitus representa um grupo de doenças metabólicas com causas diversas, que se caracterizam pela presença de hiperglicemia (aumento da glicose- açúcar- no sangue)
A insulina produzida pelo pâncreas controla a entrada de glicose na célula. Na presença de resistência a insulina ou a falta da insulina prejudica a entrada da glicose, gerando hiperglicemia.

Quais são os sintomas?

• excesso de urina (poliuria)
  • sede
  • desidratação
  • Fome excessiva
  • Cansaço
  • Perda de peso
  • Visão embaçada

Porém, a maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma no momento do diagnóstico. Por isso, é recomendado fazer o rastreio mesmo na ausência de sintomas.

Como é feito o diagnóstico?

Através de exames laboratoriais: glicemia de jejum, hemoglobina glicosilada, teste de tolerância oral a glicose.

Quais os tipos de Diabetes?

O diabetes mellitus tipo 2 é o mais comum (95% dos casos). É caracterizado por defeitos na ação e na produção de insulina.
Com a diminuição da liberação de insulina, a glicose não consegue entrar na célula e a glicemia começa a aumentar, aparecendo a hiperglicemia
A maioria dos pacientes com essa forma de diabetes apresenta sobrepeso ou obesidade. Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum após os 40 anos.
Já no diabetes mellitus tipo 1 o próprio sistema imunológico gera anticorpos que destroem as células que produzem insulina. Logo, em determinado momento, quando a destruição dessas células estiver quase completa, pouca ou nenhuma insulina é produzida e liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue ao invés de ser usada como energia.
Esse tipo de diabetes surge mais frequentemente nas crianças e adolescentes, mas pode surgir na vida adulta também.
Outros tipos de diabetes existem, porém são mais raros.

Como é feito o tratamento?

O ponto chave para um tratamento bem-sucedido vai além de medicações para reduzir a glicemia, uma boa orientação alimentar que guie o paciente nas melhores escolhas e o estimule a reprogramar seus hábitos são essenciais para atingir a meta glicêmica.
Assim como a alimentação adequada possibilita um melhor controle glicêmico e uma maior eficácia das medicações, a frequência e regularidade da prática de atividade física são essenciais para um bom controle glicêmico.
Atualmente existem diversos tipos de medicamentos para o adequado controle do diabetes, eles apresentam mecanismos de ações diferentes, possibilitando a associação de um ou mais medicamentos.
Algumas vezes é necessário o uso de insulina para o adequado controle da doença. Hoje existem diversos tipos de insulina, devendo individualizar qual o melhor para cada paciente.
A individualização do tratamento é fundamental para um controle glicêmico adequado.