Dislipidemias

carina-forner-imagem-dislipidemias-interna

O que é dislipidemia?

Dislipidemia é a presença de níveis elevados de lipídios, ou seja, gorduras no sangue. Quando estes níveis ficam elevados, é possível que placas de gordura se formem e se acumulem nas artérias, o que pode levar á obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo que chega ao coração e cérebro, processo chamado de aterosclerose.

Quais os tipos de dislipidemias?

As dislipidemias podem ser divididas em:

• Hipercolesterolemia – aumento do colesterol total e/ou colesterol LDL;
  • Hipertrigliceridemia – aumento dos triglicerídeos;
  • Dislipidemia mista – combinação dos dois anteriores, colesterol total elevado e/ou colesterol LDL e triglicerídeos elevados;
  • Hipolipidemia – diminuição do colesterol HDL.

Quais as principais causas de dislipidemia?

Existem 2 causas de dislipidemia, as primarias e as secundárias.
As dislipidemias primarias, ocorrem devido alterações genéticas. Enquanto que as dislipidemias secundárias, podem ser causadas por outras doenças, como diabetes, por uso de medicações, como diuréticos e corticoides. Ou ainda pelo estilo de vida sedentário e o consumo excessivo de alimentos gordurosos.

Quais os sintomas das dislipidemias?

Elas são geralmente assintomáticas. A única forma segura de se identificar a dislipidemia é por meio de exames laboratoriais.

Qual o tratamento das dislipidemias?

É essencial a adoção de estratégias nutricionais, através da redução do consumo de gorduras saturadas, pois estas influenciam negativamente os níveis de colesterol. Além da pratica de exercícios físicos.
Estas alterações no estilo de vida e alimentação podem ser recomendadas como uma primeira abordagem antes da terapia farmacológica (uso de medicamentos) ou pode ser recomendada como fator adjuvante à terapia farmacológica.