Doenças Osteometabólicas

carina-forner-doenças-osteometabólicas-interna

O que são?

Osteometabolismo é um conjunto de transtornos do metabolismo dos ossos em que ocorre perda da massa óssea, causando fragilidade aos ossos e aumentando a incidência de fraturas.

Quais são as principais doenças osteometabólicas?

• Osteoporose;
  • Hiperparatireoidismo primário;
  • Doença de Paget;
  • Osteomalácia;

Como é o diagnostico das doenças osteometabólicas?

Exames laboratoriais que sugerem alteração no metabolismo ósseo são: cálcio, fosforo séricos e urinário, vitamina D, dosagem de paratormônio e fosfatase alcalina.
Em relação aos exames de imagem, conta-se com o auxílio da densitometria óssea (que mede a massa óssea), radiografia simples dos ossos, a cintilografia de paratireoides também podem ser solicitadas.

Como é o tratamento das doenças osteometabólicas?

No caso da osteoporose, que é a doença osteometabolica mais frequente inclui medicamentos específicos que aumentam a massa óssea, além do uso de suplemento com cálcio e vitamina d. Aliado a isso, uma dieta saudável e exercícios ajudam a prevenir a perda óssea e a fortalecer os ossos já fracos.
As demais doenças osteometabolicas tem um tratamento específico, podendo ser com medicamentos ou mesmo cirúrgico.