Doenças glândulas adrenais

carina-forner-imagem-doencas-glandulas-adrenais-interna

O que são?

São dois pequenos órgãos (glândulas) na forma de uma pirâmide, situadas na parte superior de cada rim.
Produzem hormônios como o cortisol (que ajuda a regular o metabolismo e ajuda seu corpo a responder ao estresse), aldosterona (que ajuda a controlar a pressão arterial) e também são responsáveis pela produção de esteroides sexuais e da adrenalina.

Quais as doenças das glândulas adrenais?

As doenças mais comuns relacionadas às glândulas supra-renais:

• Incidentaloma adrenal: são massas adrenais de 1 cm ou mais de diâmetro descobertas ao acaso durante exames de imagem para investigação de distúrbios não relacionados com patologias adrenais.
    Quando encontrados, devem ser investigados quanto a produção exagerada de hormônios (dosagens hormonais no sangue e na urina).
    Na maioria das vezes é uma condição que não causa sintomas.
    Pode não ser necessário tratamento, apenas seguimento, em alguns casos indica-se cirurgia.
  • Insuficiência Adrenal: é uma doença de causa diversa que está associada à baixa produção dos cortisóis e mineralocorticóides. Pode-se ter vários tipos de insuficiência adrenal e ainda várias classificações.
    O paciente pode apresentar cansaço fácil, perda de peso, hipotensão e hipoglicemia.
    O tratamento consiste na reposição dos hormônios que estiverem em falta.

Outras doenças das adrenais mais raras são:

Feocromocitoma, Carcinoma de adrenal, Síndrome de Cushing, Hiperaldosteronismo.