Doenças da Tireoide

carina-forner-imagem-doencas-da-tireoide-interna

O que é a Glândula Tireoide?

Órgão endócrino, responsável pela produção dos hormônios triiodotironina (t3) e tiroxina (t4), que regulam o metabolismo corporal. Ela se localiza na porção central e inferior do pescoço, abaixo da região conhecida como Pomo de Adão.

Quais as principais doenças da tireoide e seus respectivos tratamentos?

• Nodulos tireodianos:

São muito comuns e podem afetar de 50 a 60% das pessoas, sendo que a maioria deles não prejudica o funcionamento da glândula. Nem todo nódulo precisa ser puncionado. Para realizar a punção do nódulo levamos em consideração alguns fatores: histórico familiar de câncer de tireoide em parentes de primeiro grau, crescimento rápido do nódulo e características no exame de ultrassom.
A maioria dos nódulos de tireoide não precisa de tratamento, é importante apenas acompanhamento por meio de ultrassom. As opções de tratamento para os nódulos maiores ou cancerígenos ou nódulos que produzem hormônio incluem medicação e cirurgia.

• Hipotireodismo

O hipotireoidismo ocorre por uma deficiência na produção dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide, se manifestando com pele grossa e seca, fraqueza, cansaço, intolerância ao frio, cabelo seco e sem brilho, palidez de pele, alterações de memória, constipação intestinal, perda de cabelo, alterações menstruais.
Na maioria das vezes o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune.
O tratamento do hipotireoidismo é relativamente simples e deve ser feito através da reposição hormonal (levotiroxina) que contém o hormônio T4.

• Hipertireoidismo ou tireotoxicose

O hipertireoidismo ocorre quando há excesso de hormônios tireoidianos e se manifesta com sintomas como nervosismo, sudorese excessiva, palpitação, intolerância ao calor e perda de peso.
O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer por excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ou pela produção de hormônios por nódulos na glândula, ou por distúrbio autoimune em que o próprio sistema ataca a tireoide. (Doença de Graves)

• Câncer de tireoide

A causa do câncer de tireoide pode envolver uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Algumas pessoas não apresentam sintomas, mas pode-se notar um nódulo no pescoço.
Os 2 tipos principais de câncer de tireoide são o carcinoma papilífero e carcinoma folicular. O tratamento é a cirurgia com retirada parcial ou total da glândula tireoide e em alguns casos, complementa-se a terapia com iodo radioativo.

Em todas as patologias da tireóide, é sempre importante uma avaliação detalhada, em especial quanto ao uso de medicamentos, exposição ao iodo, gestação recente e história familiar de doença autoimune da tireoide, para que seja feito um tratamento individualizado.