Diabetes Gestacional
O que é?
Trata-se de um distúrbio que afeta as gestantes principalmente na segunda metade da gravidez, devido ao aumento progressivo da resistência à insulina. Como o Diabetes na gestação requer o acompanhamento médico para garantir o bem-estar fetal, é imprescindível que a gestante busque o auxílio de um profissional especializado em diabetes.
Como é feito o diagnóstico?
Dosagem de glicemia de jejum e/ou o teste de tolerância oral à glicose, também conhecido como “curva glicêmica”.
Quais são os fatores de risco?
idade acima de 35 anos, excesso de peso ou ganho de peso durante a gravidez, história familiar de diabetes, antecedente de gestação com feto grande para a idade gestacional (macrossomia fetal) e a síndrome dos ovários policísticos são alguns dos fatores que aumentam o risco de desenvolver o diabetes gestacional
Como é o tratamento?
Se comprovado o diabetes na gestação, serão prescritas medidas de controle que visam reduzir os níveis de glicose, tais como: dieta pobre em carboidratos e prática regular de exercícios físicos, com realização periódica da dosagem de glicemia capilar em aparelho digital (dextro).
E, nos casos em que a dieta não for suficiente, será indicado o uso de insulina para manter a glicemia da gestante em níveis satisfatórios.
É importante salientar que a intolerância à glicose costuma desaparecer após o parto. No entanto, sabe-se que o diabetes na gestação é um dos principais fatores de risco para a diabetes tipo 2 em mulheres. Assim sendo, é imprescindível manter controle alimentar mesmo após o parto e fazer exames de glicemia periódicos.
Navegue pelos tratamentos
realizados para:
Dra. Carina forner
Endocrinologia - CRM 151510 | RQE 68256
Se interessou?
Então agende já sua consulta!
Somente particular
Clinica Salève
Rua Pedro Santucci, n° 13
Nova Campinas
Cep: 13.092-228