Hipogonadismo

carina-imagem-forner-hipogonadismo-interna

O que é hipogonadismo?

Mau funcionamento das gônadas, que são os testículos nos homens e os ovários nas mulheres. No caso dos homens a produção da TESTOSTERONA é inibida. E nas mulheres a produção do ESTROGÊNIO é inibida.
O Hipogonadismo pode afetar pacientes em qualquer idade.

Quais são as causas do hipogonadismo?

O hipogonadismo pode ser uma condição fisiológica do paciente, mas pode surgir devido síndromes genéticas, como a Síndrome de Kallmann ou Síndrome de Turner. Pode ocorrer quando há determinados tumores no cérebro ou ainda como consequência de deficiência nutricional, ou consequente a doenças autoimunes, renais ou hepáticas. Cirurgias na pelve ou mesmo radioterapia também podem desencadear o hipogonadismo.

Quais são os sintomas do hipogonadismo?

    O hipogonadismo pode causar:
  • Falta de energia;
  • Perda de massa muscular;
  • Diminuição da libido;
  • Diminuição dos pelos corporais;
  • Infertilidade;
  • Ganho de gordura;
  • Nos homens, dificuldade de manter ou de ter ereções e diminuição na produção de esperma;
  • Nas mulheres, ausência de menstruação e ondas de calor.

Como é feito o diagnóstico do hipogonadismo?

O diagnóstico deve ser sempre clínico e laboratorial. Ou seja, tem que ter sintomas junto com uma dosagem de hormônios sexuais (estrógeno na mulher e testosterona no homem) baixa no sangue. Recomenda-se repetição do exame em caso de alteração.
Junto com a dosagens dos hormônios devemos avaliar os níveis de LH, FSH e prolactina, e sempre descartar causas secundarias de hipogonadismo.

Como é o tratamento do hipogonadismo?

O tratamento do hipogonadismo é feito por meio da reposição hormonal.
É importante lembrar que algumas condições que causam hipogonadismo são reversíveis sem terapia de reposição hormonal. Se a terapia com o hormônio for necessária, o objetivo é melhorar os sintomas associados à deficiência do hormônio e manter as características sexuais.
O endocrinologista pode te ajudar na escolha da melhor terapia para o seu caso.

imagem-doutora

Dra. Carina forner
Endocrinologia - CRM 151510 | RQE 68256

Formada pela Universidade de Pouso Alegre (MG). Fez residência em Clinica Medica no Centro Médico de Campinas entre 2012 e 2014. Em 2015 ingressou na residência de Endocrinologia e Metabologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atua em um Instituto de pesquisa com estudos clínicos.

estilo de vida

Se interessou?

Então agende já sua consulta!
Somente particular

Clinica Salève

Rua Pedro Santucci, n° 13
Nova Campinas
Cep: 13.092-228