Muitas vezes incompreendida e subdiagnosticada, a Síndrome dos ovários policísticos (também conhecida como SOP) pode causar diversas consequências a sua saúde. Veja como reconhecer os sintomas e tomar medidas para proteger sua saúde.

O que é a SOP?

A síndrome dos ovários policísticos é a doença mais comum em mulheres em idade reprodutiva, afetando ate 15% dessa população em todo o mundo. Além disso, é uma das principais causas de infertilidade anovulatória e diabetes mellitus tipo 2.
É chamada de síndrome por ser um conjunto de sinais e características. E apesar de ser muito estudada, a sua causa ainda não é totalmente conhecida, mas sabemos que o fator genético influencia no desenvolvimento da SOP.

O que se sabe é que a SOP se caracteriza pelo aumento de um hormônio chamado luteinizante (LH) em relação a liberação de outro hormônio chamado Folículo estimulante (FSH). E de maneira
mais simplista, esse excesso de LH aumentará a produção de testosterona ovariana e aumentará os andrógenos adrenais com redução de estradiol (hormônio feminino), tendo a anovulaçao (ausência de ovulação) e aumento dos hormônios masculinos.

Quais os sintomas da SOP?

Um dos sintomas mais comuns da SOP são períodos menstruais irregulares.

Outros sintomas podem incluir acne, perda de cabelo no couro cabeludo, excesso de pelos faciais ou corporais, obesidade e infertilidade.

Mulheres com SOP que engravidam correm maior risco de ter complicações na gravidez, como diabetes gestacional, distúrbios hipertensivos e aborto, juntamente com outras doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, câncer de endométrio, apneia do sono, depressão.

A SOP pode aparecer já na adolescência. Meninas com SOP podem ter sua primeira menstruação atrasada ou ainda ciclos irregulares. Lembrando que é comum a menstruação ser irregular em meninas durante o primeiro ano ou dois após a primeira menstruação. Acne também é comum durante a adolescência. No entanto, se os períodos menstruais continuarem anormais após os primeiros dois anos, é necessária uma avaliação.

Como é efeito o diagnóstico da SOP?

Não existe um teste de diagnóstico para SOP, existem critérios necessários para fazer o diagnóstico.

Para isso, são necessárias 2 de 3 manifestações:

• Alto nível de andrógeno. O andrógeno é frequentemente descrito como um hormônio masculino, mas também está naturalmente presente nas mulheres. O excesso de andrógeno, no entanto, pode causar acne grave e excesso de pelos faciais ou corporais. Seu médico pode solicitar um exame de sangue para medir seus níveis.
  • Ovulação infrequente ou ausente. O ovário geralmente libera um óvulo a cada mês, mas com SOP, altos níveis de hormônio andrógeno podem impedir a liberação regular de um óvulo mensalmente ou interrompê-la completamente.
  • Doze ou mais cistos em seus ovários no ultrassom.

Se foi constatado a SOP, um exame de tolerância a glicose e os níveis de lípides devem ser avaliados.

Entenda como a SOP pode afetar sua fertilidade

A SOP é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina que ocorre quando a ovulação não está acontecendo ou está acontecendo com pouca frequência e irregularmente. Se você tem SOP, pode ovular espontaneamente a qualquer momento, por isso é importante usar anticoncepcionais para evitar uma gravidez nas mulheres que não desejam engravidar.

Se você está acima do peso e está tentando engravidar com SOP, tente perder peso. Pequenas perdas de peso já podem diminuir seu nível de andrógeno, induzir a ovulação, regular sua menstruação e melhorar sua fertilidade.

Se você tem SOP e deseja engravidar, além da perda de peso, existem alguns tratamentos para induzir a ovulação. O seu médico pode indicar Clomifeno ou Letrozol para induzir a ovulação.

Existe algum risco na gestação da paciente com SOP?

Mulheres com SOP estão em maior risco de complicações na gravidez, incluindo diabetes gestacional, distúrbios hipertensivos, parto prematuro e aborto espontâneo.

Para aumentar sua chance de uma gravidez e parto saudáveis, consulte seu médico para aconselhamento preconcepção, melhore sua alimentação e reduza o peso.

Conheça os outros riscos da SOP

Embora o efeito da SOP na fertilidade seja o motivo mais comum para as mulheres procurarem ajuda, existem outros riscos potenciais a saúde a longo prazo para mulheres com SOP. Essas geralmente têm resistência à insulina, o que leva a altos níveis de insulina e aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas. As chances de ter pressão alta, doença hepática e apneia do sono também podem aumentar. Além disso, existe risco aumentado de câncer de endométrio.

Até 80% das mulheres com SOP são obesas, mas a obesidade não causa SOP e SOP não leva necessariamente à obesidade.

Possíveis tratamentos para SOP

Não há cura para SOP. O tratamento é baseado em seus sintomas e se você deseja ter filhos.

Se você não deseja gestar, as pílulas anticoncepcionais são o tratamento de primeira linha. Os hormônios na pílula impedirão o espessamento do revestimento do útero, diminuindo assim os riscos de câncer de endométrio. A pílula também diminui os níveis de andrógenos no sangue, melhorando a acne e o crescimento excessivo de pelos faciais.

Se a acne e o aumento de pelos não melhorarem com a pílula, a espironolactona, pode ser associada.

A metformina ajudará a melhorar a resistência a insulina. E é claro, tenha um estilo de vida saudável. Manter um peso adequado, praticando exercícios regularmente e ter uma dieta bem equilibrada pode ajudar muito no gerenciamento da SOP e seus riscos à saúde associados.