Como e quando tratar o hipertireoidismo?

carina-forner-blog.hipertireoidismo
Como e quando tratar o hipertireoidismo?

O Hipertireoidismo se caracteriza pelo funcionamento anormal da glândula tireoide, que, nessa condição, produz hormônios em excesso (no caso o T3 e T4).

O hipertireoidismo pode ocorrer por alguns motivos:

1. Tireoidite induzida por medicamentos (como Amiodarona,Lítio, Interferon);
  2. Nódulos tireoidianos produtores de hormônio (bócio nodular tóxico);
  3. Funcionamento mais acelerado da tireoide (conhecido como doença de Graves );
  4. Tireoidite subaguda (inflamação da glândula tireoide).

Das causas acima, a doença de Graves é a mais comum. Em pacientes idosos, o bócio multinodular tóxico é a principal causa.

Os sintomas do hipertireoidismo são diversos, podendo ocorrer perda de peso, fraqueza muscular, queda de cabelos, tremores nas mãos, palpitação, perda de cálcio nos ossos e até mesmo arritmia em alguns casos. No hipertireoidismo pela doença de Graves pode ocorrer a oftalmopatia (deslocamento do globo ocular para frente).

O tratamento do hipertireoidismo visa reduzir os sintomas, e para isso usamos os betabloqueadores, que reduzirão a palpitação, a ansiedade e os tremores.

O tratamento com tionamidas (metimazol ou propiltiouracil) é a primeira escolha de tratamento, sendo que o metimazol (tapazol) é o preferido devido a um perfil de segurança melhor.

A terapia com iodo radioativo (RAI) é outra opção, com maior risco de hipotireoidismo após o tratamento.

A cirurgia da tireoide é menos indicada, sendo opção naqueles pacientes mais graves ou que não responderam aos tratamentos anteriores, ou ainda que apresentam nódulos suspeitos para malignidade.

É importante que a causa do hipertireoidismo seja identificada pois assim, o médico endócrinologista pode te indicar o melhor tratamento.