Meu TSH está alto, e agora?

carina-forner-blog-tsh
É muito comum receber pacientes com elevações discretas do TSH (hormônio tireoestimulante) e valores normais dos hormônios tireoidianos (no caso, o t4l). Essa condição é chamada de hipotireoidismo subclínico. Diferente do hipotireoidismo clínico em que o t4l está baixo, no hipotireoidismo subclínico o t4l está normal. O hipotireoidismo subclínico é uma forma mais leve do hipotireoidismo e bastante frequente. Normalmente assintomático e acomete mais idosos e mulheres.

O que fazer quando estamos com hipotireoidismo subclínico?

Sempre que estamos diante de uma alteração do Tsh é indicado repetir as dosagens do Tsh e T4 livre juntamente com os anticorpos antitireoidianos.

Como tratar o hipotireoidismo subclínico?

Ainda que o hipotireoidismo subclínico seja uma situação comum, ainda não existe consenso a respeito da indicação do seu tratamento. Porém, em algumas situações recomenda-se iniciar a reposição da levotiroxina.

E quais situações são essas?

  • Em todos pacientes com TSH > 10 mUl/L;
  • Pacientes com risco cardiovascular aumentado com TSH > 7 mUI/L
  • Se TSH entre 4,5 e < 10 mUI/L, considerar tratar se o paciente é sintomático e possui risco de progressão do hipotireoidismo.
No hipotireoidismo subclínico iniciamos o tratamento com doses menores de levotiroxina e fazemos os ajustes a cada 6 semanas até o TSH atingir o valor normal. Após isso, a avaliação é feita a cada 6 meses. Existem algumas situações em que o TSH se eleva transitoriamente e depois volta ao normal:
  • Casos de tireoidite
  • Uso de medicações como Lítio e Amiodarona

Existe algum risco se não tratar o hipotireoidismo subclinico?

Em alguns casos esse hipotireoidismo subclínico pode se tornar clínico, ou seja, Tsh elevado e t4l livre baixo e ser necessário o início da levotiroxina. Por isso a necessidade de realizar exames e acompanhamento com um especialista.
imagem-doutora

Dra. Carina forner
Endocrinologia - CRM 151510 | RQE 68256

Formada pela Universidade de Pouso Alegre (MG). Fez residência em Clinica Medica no Centro Médico de Campinas entre 2012 e 2014. Em 2015 ingressou na residência de Endocrinologia e Metabologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atua em um Instituto de pesquisa com estudos clínicos.

Se interessou?

Então agende já sua consulta!
Somente particular

Clinica Salève

Rua Pedro Santucci, n° 13
Nova Campinas
Cep: 13.092-228